Notícias

Barclays divulga balanço e alerta sobre nova investigação

O Barclays continuou colhendo o retorno de volumes pesados de operação de clientes em sua unidade de banco de investimento, mesmo com o novo presidente-executivo, Antony Jenkins, enfrentando pressão para tornar o banco mais prudente por meio do encolhimento dessa área.

Mas o banco britânico registrou prejuízo líquido de 200 milhões de libras no período de janeiro a setembro deste ano, pressionado por provisões e encargos anteriores.

No terceiro trimestre, o lucro subiu 29% e alcançou 1,73 bilhão de libras, após exclusão de itens não recorrentes. No banco de investimento, a receita cresceu 17% sobre o mesmo trimestre do ano passado, para 2,63 bilhões de libras, e o lucro mais do que dobrou, para 937 milhões de libras.

As operações de varejo do banco tiveram desempenho pior, com um lucro ajustado antes de impostos de 794 milhões de libras, abaixo do lucro de 1,14 bilhão de libras do terceiro trimestre de 2011. O lucro na Grã-Bretanha caiu de 494 milhões de libras para 400 milhões de libras.

Ao divulgar o primeiro resultado desde que assumiu o lugar de Bob Diamond, em agosto, Jenkins disse que os negócios em geral estão em um bom momento, apesar das recentes dificuldades que incluem uma série de escândalos. Ele deve divulgar em fevereiro os resultados de uma revisão dos negócios que muitos analistas dizem que pode levar a uma redução da área de banco de investimento, embora Jenkins tenha negado a perspectiva de grandes mudanças.

Os bancos ao redor do mundo estão saindo dos negócios que exigem muito capital e vendendo ativos para se preparar para as regras de Basileia 3. Em um dos movimentos mais dramáticos até agora, o UBS confirmou na terça-feira que vai cortar cerca de 10.000 empregos e tornar a área de banco de investimento bem menor para se adaptar à regulação mais dura.

O Barclays informou há duas semanas que espera alcançar a estimativa média de lucro dos analistas de cerca de 1,7 bilhão de libras. No mesmo momento, acrescentou 700 milhões de libras ao volume de 1,3 bilhão de libras já separado no ano passado para reembolsar clientes que compraram alguns produtos bancários com problemas.

Essa provisão e 1,01 bilhão de libras pelo aumento do valor de sua própria dívida levaram o banco a registrar prejuízo no acumulado em nove  meses. O banco não divulgou o resultado líquido para o terceiro trimestre.

O banco informou ainda que a comissão federal de regulação do setor energético dos Estados Unidos (Ferc, na sigla em inglês) pode propor multa ainda hoje ao Barclays, sob acusação de manipulação em preços de energia elétrica na região oeste americana no período entre 2006 e 2008. Na semana passada, o Barclays recebeu uma notificação do órgão dos EUA a respeito da alegação, informou a instituição financeira no comunicado do balanço referente ao terceiro trimestre. Na nota, o banco acrescentou que pretende “se defender vigorosamente” nesta questão.

Em abril, a Ferc alegou que quatro funcionários do Barclays violaram as regras estabelecidas pela comissão de manipulação do mercado, segundo comunicado do regulador à época.

Fonte: Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.