Notícias

Bancos vão ter de registrar venda de carteira de crédito

Oito meses após virem à tona as fraudes contábeis no PanAmericano, o governo decidiu ampliar as regras para a venda de carteiras de crédito entre os bancos.

A partir de agosto, qualquer repasse de carteira de crédito consignado e de veículos terá que ser registrada em entidades autorizadas pelo Banco Central.

A exigência deverá ser estendida para todas as modalidades.

A intenção é dar mais controle à autoridade monetária sobre essas operações.

A medida poderá evitar um novo “caso PanAmericano” que mantinha em seus balanços carteiras já vendidas a outras instituições, como forma de aumentar o patrimônio e permitir mais empréstimos, o que gerou um rombo de R$ 4,3 bilhões.

Para o analista da Consultoria Tendências Alexandre Andrade, a medida vai reaquecer o mercado de venda de carteiras de créditos, em baixa desde o ocorrido.

“Esses bancos passaram a ter muita dificuldade de vender essas carteiras para os maiores. É positivo também para os grandes porque tende a reduzir os riscos introduzidos nesse mercado.”

Estrangeiros

Ontem, o CMN (Conselho Monetário Nacional) permitiu que estrangeiros comprem produtos de empresas brasileiras ou paguem por serviços por meio das chamadas empresas facilitadoras de pagamento eletrônico.

São empresas como a PagSeguro, do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), e a PayPal, que servem como intermediária nas vendas, recebendo o pagamento do comprador e repassando para o vendedor.

Fonte: Lorenna Rodrigues, Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.