Bancos querem adiar implementação de Basileia 3 na União Europeia
Bancos alemães pediram nesta quarta-feira que os reguladores europeus adiem em um ano a introdução das novas regras mais duras de capital e liquidez conhecidas como Basileia 3, argumentando que será difícil para as instituições implementarem as mudanças necessárias a tempo.
A data de estreia de 1º de janeiro de 2013 não é mais realista, disseram os bancos representados pela associação alemã BVR, devido aos atrasos previstos no processo legislativo europeu e aos “esforços enormes” exigidos.
Embora os bancos alemães continuem apoiando as instituições europeias na conclusão das exigências de capital e liquidez de Basileia 3 a tempo e trabalhem para alcançá-las, o processo legislativo envolvendo Conselho Europeu, Parlamento e Comissão Europeia será provavelmente adiado até o fim de outubro, quando o assunto será votado.
Isso deixaria apenas um ou dois meses para analisar o texto final da regulação, fazer mudanças nos sistemas de tecnologia e obter aprovação dos supervisores bancários para os modelos internos.
“Do nosso ponto de vista, é indispensável fazer uma nova e realista reavaliação do período para início das regras e atrasar a estreia em um ano”, defenderam os bancos alemães.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em: