Notícias

Bancos brasileiros perdem grau de investimento pela S&P

notas_dolar_real0_0_0_885_579A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reduziu nesta quinta-feira a nota de crédito de várias instituições financeiras do Brasil, tirando o selo de grau de investimento de grandes bancos um dia após ter feito o mesmo com a nota soberana do país.

Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal e Santander Brasil tiveram o rating em moeda estrangeira de longo prazo reduzido de “BBB-” para “BB+”, dentro do grau especulativo.

Além disso, como o Brasil, todos eles estão com a nota em perspectiva “negativa”, o que indica chance de novo rebaixamento da nota adiante.

Citibank Brasil, Banco do Nordeste e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais também perderam o status de bons pagadores, tendo suas notas reduzidas igualmente para “BB+” com perspectiva “negativa”.

Outros bancos que já estavam dentro da faixa especulativa mantiveram suas notas, mas tiveram a perspectiva alterada para “negativa”, como o ABC Brasil e Banco Votorantim.

Alguns na camada “junk” foram rebaixados em um degrau, caso do BTG Pactual, que passou de “BB+” para “BB”, e do Pan, de “BB” para “BB-“.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.