Notícias

Acordo da Odebrecht com promotores no Peru complica Keiko Fujimori

A líder da oposição no Peru, Keiko Fujimori, atualmente presa, pode ser uma das prejudicadas pelo acordo de cooperação assinado entre a construtora Odebrecht e a promotoria peruana no âmbito de uma investigação sobre as contribuições para campanhas políticas, disse um procurador nesta segunda-feira, 10.

Por meio desse acordo de colaboração (delação premiada), anunciado no domingo e criticado por alguns políticos, a Odebrecht se comprometeu a fornecer provas para corroborar os depoimentos de seus executivos que deram contribuições ilegais à campanha eleitoral de Keiko Fujimori e quatro presidentes peruanos.

“A informação que a empresa deu, também dentro do acordo, é a informação da rota do dinheiro no caso da Sra. Fujimori”, disse o procurador Rafael Vela, coordenador da equipe que investiga o caso da Odebrecht, ao jornal El Comercio.

O procurador enfatizou que o questionamento do acordo vem “principalmente de pessoas cuja posição é investigada, (quem) vai ser prejudicada pelo tratamento da informação”. Bartra, do partido que lidera Keiko Fujimori, criticou o acordo e o montante que a Odebrecht pagará como reparação civil ao Peru.

Segundo o portal de jornalismo investigativo IDL-Reporteros, a Odebrecht pagará 182 milhões de dólares como reparação, mas em parcelas em um prazo de 15 anos. A primogênita do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) está em prisão preventiva há 40 dias enquanto é investigada por supostos aportes da Odebrecht à sua campanha em 2011. Ela nega.

Leia mais em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,acordo-da-odebrecht-com-promotores-no-peru-complica-keiko-fujimori,70002641025

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.