Notícias

Ação do Cruzeiro do Sul despenca mais de 40%

ação do Banco Cruzeiro do Sul desabava 46% nesta quarta-feira, quando voltou a ser negociada na bolsa paulista, após anúncio da intervenção do Banco Central na instituição no começo da semana.

Às 11h35, a ação preferencial do banco, que não está na carteira teórica do Ibovespa caía 46 por cento, a R$ 4,10, com apenas R$ 71 mil de giro financeiro para 26 negócios realizados. O índice que reúne as principais ações brasileiras tinha alta de quase 2%.

Nos dois primeiros pregões desta semana, a negociação das ações do Cruzeiro do Sul ficou suspensa, devido ao anúncio, na manhã de segunda-feira, de que o BC decretou intervenção no banco depois de ter identificado o comprometimento da situação econômico-financeira do banco e “grave violação de normas” pela instituição.

As falhas no balanço do banco, relacionadas à contabilização irregular na carteira de crédito, foram identificadas pelo BC entre março e abril, disse uma fonte a par do assunto.

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) foi acionado para administrar o Cruzeiro do Sul por 180 dias.

Também na segunda-feira, o diretor-executivo do FGC, Antonio Carlos Bueno, afirmou a jornalistas que as ações do Cruzeiro do Sul não seriam negociadas por pelo menos dois meses na bolsa paulista.

No começo desta quarta-feira, porém, o banco enviou comunicado à Bovespa informando sobre a reabertura dos negócios com suas ações a partir desta sessão.

Na quinta e na sexta-feira da semana passada, quando surgiram as primeiras notícias sobre problemas na contabilidade do Cruzeiro do Sul, a ação do banco já havia perdido 37% de seu valor.

O Cruzeiro do Sul é especializado no crédito consignado e na oferta de empréstimos de curto prazo a empresas atrelados a recebíveis.

Fonte: Sílvio Guedes Crespo, E&N Tempo Real, Danielle Assalve, da Reuters

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.