Artigos

A importância dos Controles Internos em Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno

Entenda o porquê e aprenda a implementar:

A norma NBR 19600:2014, popularmente conhecida como ISO Compliance, recomenda, no item 8.2, que a organização, ao implementar seu Sistema de Gestão de Compliance, estabeleça marcos de controle interno para gerir obrigações e os riscos a elas inerentes, visando, com isto, alcançar o comportamento desejado por gestores, líderes, colaboradores, parceiros, fornecedores e demais partes interessadas no negócio.

A norma faz alusão, portanto, aos famosos controles internos, os quais podem ser definidos como a conjunção bem sucedida de pessoas e ferramentas, formando um ambiente em que todos sabem o que fazer, por que fazer e como fazer, atentando aos limites e responsabilidades de suas competências técnicas.

No ambiente de controles internos há a conscientização de cada colaborador (ou grupo de colaboradores) sobre a necessidade de desempenhar corretamente suas funções, garantindo-se, com isso, o atingimento dos resultados esperados dos processos de gestão – não somente em termos de qualidade como de conformidade – ou seja, de estar em Compliance.

Para que os controles internos sejam eficazes, o apoio da alta administração é imprescindível. Cabe-lhe, após análise criteriosa da matriz dos principais riscos que permeiam os processos, deliberar e instituir os mecanismos que se prestarão ao seu gerenciamento e mitigação – código de conduta, políticas, procedimentos e ferramentas de TI -, além de designar os encarregados pela liderança e monitoramento das performance dos controles.

Para maior amplitude e eficiência do escopo definido à gestão de Compliance e Antissuborno, os controles internos precisam ser descentralizados e incorporados nos processos organizacionais normais. Noutros termos, é dizer que sua atuação não deve serparalela ou posterior, mas, sim, simultânea à própria execução dos processos, sendo esse o grande valor agregado aos indicadores de desempenho do programa implementado.

Por: Roberta Volpato – Bacharel em Direito, Auditora Líder ISO 37001 e ISO 19600, Especialista em Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas. Especialista Certificada em Compliance Anti-Corrupção (CPC-A ®).

Leia mais em a-importancia-dos-controles-internos-em-sistemas-de-gestao-de-compliance-e-antissuborno

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.