Fed/Richmond defende novas regras para falências de grandes bancos
O presidente do Federal Reserve de Richmond, Jeffrey Lacker, disse hoje que a lei de falências dos Estados Unidos deve ser melhorada, a fim de lidar com a eventual falência de uma grande empresa do setor financeiro, o que, na opinião dele, é melhor que um resgate feito pelo governo para um banco em dificuldades.
Em declarações preparadas para um depoimento na Comissão Judicial da Câmara dos Representantes na tarde de hoje, Lacker afirmou que a melhora na lei de falências iria fortalecer o sistema financeiro, reduzindo as chances de um resgate do governo e, em troca, impondo mais disciplina sobre as companhias do setor e seus credores.
O envolvimento do governo na redução da ajuda para as companhias do setor financeiro “seria um caminho muito menos desejável”, afirmou Lacker. Formuladores da política monetária e outros agentes do setor já criticaram a lei de falências como ineficaz, dizendo que ela está muito focada na proteção aos credores e não na estabilidade financeira.
Lacker também disse que não acredita que os reguladores atualmente têm uma base forte para “impor limites quantitativos” ou “proibir certas atividades de risco”.
(Dow Jones Newswires)
© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
