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Monitorar queixas na internet reduz risco de prejuízos para empresas

Acompanhar a Internet e responder queixas com agilidade e eficiência diminui os riscos de ter a empresa prejudicada por postagens raivosas.

Cassiano Antequeira, diretor da Esperienza, que realiza monitoramento de redes sociais, diz que muitas vezes empresas não percebem uma publicação de cliente insatisfeito e são prejudicadas sem saber.

“A empresa pode fazer uma campanha linda e uma bela página. Mas o cliente sempre vai pesquisar as críticas a ela.”

Quanto à reação após o problema, ele diz que, se o atendimento é bem-feito, é possível tornar o reclamante um cliente fiel.

Mas nem sempre a solução é alcançada. Edison Junior, dono de uma agência de turismo em Guarulhos, conta que uma discussão com uma cliente dentro da loja foi para as redes sociais e trouxe prejuízos.

Ela fazia parte de um grupo de quatro pessoas que viajariam em um intercâmbio. Porém, segundo Junior, ela não apresentou a documentação no tempo previsto e, por isso, não foi possível reservar a hospedagem prometida.

Sem um acordo sobre um novo alojamento, a queixa passou para as redes sociais. “A reclamação era que a empresa não cumpria com o combinado e suas obrigações, que isso era um absurdo”, diz.

A discussão foi parar na Justiça, com a cliente argumentando que foi prejudicada. A agência diz que sofreu danos morais.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1363048-monitorar-queixas-na-internet-reduz-risco-de-prejuizos-para-empresas.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.