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30 dicas para revolucionar seu negócio em 1 mês

ContabilSua pequena empresa está pronta para 2013? Os empreendedores podem aproveitar esta época do ano para melhorar a gestão e também os resultados do negócio. Confira a seguir uma seleção de 30 dicas para colocar em prática aos poucos durante um mês e revolucionar a sua empresa.

1. Crie metas – O começo do ano é um bom momento para quem ainda não definiu as metas e objetivos. Além disso, tenha indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio. Isso pode ser feito esporadicamente através do crescimento da receita, a produtividade dos funcionários ou a lucratividade.

2. Tenha um analista de redes sociais – Não há mais volta. As empresas precisam estar nas redes sociais e participar ativamente. O ideal é ter um funcionário focado nesta tarefa. Procure um analista de redes sociais que seja criativo, organizado e cordial.

3. Corte custos – Reveja os custos da sua empresa e, se a conta não estiver batendo, pode ser a hora de cortar alguns gastos. Uma dica é verificar com atenção os custos variáveis e fixos. Veja também em que está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.

4. Planeje novos lançamentos – Inovar e diversificar o portfólio da empresa pode ser a saída para melhorar o resultado neste ano. A dica é planejar tudo para evitar falhas e ir melhorando o produto conforme tiver retorno e opinião dos próprios clientes.

5. Capriche no pós-venda – Não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação. Invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.

6. Atue dentro da lei – Contrato social, CNPJ, alvará de funcionamento, nota fiscal e inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda. Estas autorizações, além de outras específicas, são essenciais para que o negócio atue dentro das normas legais. Informe-se com seu advogado e tenha estes documentos em dia.

7. Calcule sua margem de lucro – Conhecer os custos envolvidos na produção de um item e qual pode ser sua margem de lucro é essencial para conseguir resultados melhores. Na hora de fazer a conta, tente incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.

8. Use o marketing a seu favor – Ter um procedimento padrão para momentos de crise é uma forma de usar o marketing a favor do seu negócio. Assuma o erro, planeje uma estratégia e esteja sempre disponível para falar com os clientes.

9. Aprenda a lidar com conflitos – É função do empreendedor e chefe mediar conflitos dentro da empresa. Para isso, aprenda a ouvir os dois lados, tenha uma postura racional e incentive o diálogo entre os colaboradores.

10. Retenha talentos – Ser uma empresa pequena não é motivo para não ter talentos. Hoje, muitos talentos são atraídos pela ideia de participar de perto das decisões da companhia. Além disso, ofereça a chance da pessoa aprender no cotidiano do negócio.

11. Evite erros – Muitas vezes sem um profissional especializado em marketing, as pequenas empresas cometem erros básicos em suas estratégias de comunicação. Uma forma de evitar isto é acompanhar e monitorar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos.

12. Leve as reclamações a sério – Entender o que está motivando a reclamação pode ser uma fonte de inovação para o seu negócio. Por isso, escute o consumidor e tente encontrar uma solução que possa ser aplicada a outros casos.

13. Tenha um plano de marketing – Reúna sua equipe e comunique a todos o seu plano de marketing. Este documento deve incluir uma análise do ambiente de negócios, as ações de marketing, o planejamento em si e como será feito o controle das metas.

14. Negocie mais – Saber negociar melhor pode ser a chave para aumentar as vendas. Entre as várias técnicas de negociação, vale observar qual é o motivador de compras. Faça perguntas que te ajudem a perceber os motivos que levam o cliente até você.

15. Acerte os impostos – Estar em dia com o pagamento de tributos e impostos é essencial para pequenas empresas. Converse com seu contador e programe-se para quitar dívidas deste tipo, se for o caso.

16. Proteja sua empresa – Se você criou um novo produto, é imprescindível fazer o registro da patente. Este é um processo que pode ser demorado, mas é a única forma de proteger sua criação. O registro deve ser pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

17. Tenha um programa de fidelidade – Clientes fiéis devem ser bem conservados. Uma saída é criar um programa de fidelidade. Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.

18. Escolha a melhor equipe – O momento de entrevistar e selecionar um novo funcionário pode ser difícil para quem não estiver preparado. Uma boa tática é usar técnicas mais modernas de seleção, como simulações e jogos online.

19. Organize seu tempo – Manter a agenda bem organizada ajuda a ganhar tempo no dia a dia da empresa. A dica para os empreendedores é centralizar os compromissos no mesmo lugar, na smartphone ou em uma agenda, e não ficar distribuindo pedaços de papel por todo lado.

20. Escolha o melhor regime tributário – Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário errado, pode estar pagando mais impostos do que deveria. Por isso, cheque com seu contador se o enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido está adequado para o negócio.

21. Reconheça sua equipe – Reconhecer o mérito dos colaboradores da sua empresa pode motivá-los e, muitas vezes, não custa nada. Uma forma de fazer isso é conhecendo as características individuais de cada um e desenvolver uma relação menos fria e numérica.

22. Use bem as redes sociais – O uso das redes sociais fica melhor com três tipos de ferramentas: as de agendamento de conteúdo, de análise de interação e de monitoramento do que é dito sobre sua marca na rede. Aprenda a usá-las e a falar mais de perto com os consumidores.

23. Tenha um salário – A falta de organização com a retirada de dinheiro da empresa pode causar um rombo nas contas. Por isso, os sócios podem escolher a forma como querem calcular seu salário: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.

24. Pense no longo prazo – De vez em quando, é importante deixar o dia a dia de lado e dar atenção aos planos do seu negócio para o futuro. Uma dica é calcular o retorno do negócio a longo prazo. Para chegar a este valor, leve em conta os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.

25. Prepare-se para pedir empréstimo – Ir ao banco e pedir empréstimo costuma ser uma ação usual dos empreendedores. Para evitar problemas, é importante fazer as contas, atentar o prazo e fugir das vendas casadas com outros produtos financeiros.

26. Construa uma marca – Invista para que sua marca seja conhecida no mercado. Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar. Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.

27. Calcule a lucratividade – Para calcular a lucratividade, use os dados financeiros da empresa, que costumam estar no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.). Os valores de vendas ou faturamento e de gastos (custos ou despesas) ajudam a chegar neste valor.

28. Controle as dívidas – Faça um levantamento das dívidas do seu negócio e procure reduzir o peso delas no orçamento. Quando precisar de dinheiro, prefira financiamentos de longo prazo a empréstimos de curto prazo com altas taxas.

29. Leia mais – Aproveite as horas vagas para ler mais. Isso ajuda a trazer inspirações, motivação e novas ideias para sua empresa.

30. Meça seus resultados – Tenha indicadores que ajudem a mostrar se a empresa está no caminho certo. Isso pode ser feito através da margem de lucro, do nível de endividamento, do retorno sobre o investimento e até mesmo do giro de funcionários.

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marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.