MBA Gestão de Fraudes Empresariais
A FIA – Fundação Instituto de Administração é a Instituição de Ensino responsavel pelo MBA in Company na Porto Seguro, onde tenho o prazer de seu um dos professores escolhidos para este projeto. Já estamos no segundo do mes do curso e leciono a disciplina de introdução a fraudes, mas em uma das aulas surgiu a palavra “Subserviente”, como sendo uma palavra de pouco uso por muitos profissionais no que tange ao perfil do fraudador, lançamos um concurso entre as duas turmas do curso: “Faça uma frase com a palavra subserviente, e a melhor frase de cada turma ganhará um livro do professor (Controles Internos e Cultura Organizacional-Saint Paul Editora – 2009)”.
E o que quer dizer Subserviente? Pessoa que cede, voluntária ou espontaneamente, ao desejo ou pedido de outrem, em razão da sua subordinação.
E as frases vencedoras foram:
Turma 1: Marcio Gongra com a seguinte frase:
“A mulher que é subserviente ao homem, não sabe o pecado que esta cometendo contra a própria alma, pois é nela que sua grandeza se manifesta”
Turma 2: Roger Molina com a seguinte frase:
“O Subserviente pertence de corpo e alma, quando não de coração e mente, ao seu superior, demonstrando devota fidelidade canina e pela qual ele esta disposto a sacrificar seu conforto pessoal, sua coerência moral (quando existe) e até sua ética profissional, podendo chegar a fraudar algo, em favor do bem superior, sendo de escolha própria, não por imposição deste”
Gostaria de agradecer a todos, e em breve o livro estará sendo entregue aos ganhadores.
E aproveitando a ocasião vale a pena salientar que a experiencia esta superando minhas expectativas, pois as duas turma tem sido muito efetivas e participativas, espero que continuem assim até o final.
Subserviente é um capataz espontâneo, bajulador manobrado e naturalmente submisso.
Tenho certeza de que as aulas ficarão melhores ainda.