Notícias

Sopro de esperança no BVA

Ainda há esperança pelos corredores do BVA de que a instituição, sob intervenção do Banco Central, seja vendido até a próxima segunda-feira, 18. Contudo, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, o único a ter de fato se apresentado para comprar o banco pede por um deságio de 50% em suas dívidas com credores. O que isso quer dizer? Em resumo, significa que Caoa tem intenções de arcar com metade do que pedem os donos e credores do banco. Para que isso aconteça, basicamente, é necessário que outro comprador se apresente para pagar pela outra metade do banco ou, ainda, que todos o credores do BVA aceitem receber apenas metade do que lhes é devido.

Caoa volta à carga no BVA e pede corte de 50% das dívidas

O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, voltou à mesa de negociação com os donos do BVA. As negociações foram retomadas no último final de semana, durante o Carnaval. Caoa é o único a ter apresentado uma proposta pela instituição, que segue sob intervenção do Banco Central. Sua exigência para comprá-lo é que as dívidas sejam cortadas pela metade. Seus funcionários, agora, correm para negociar um desconto de 50% nos depósitos feitos no banco.

Fonte: Felipe Patury, Epoca

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

15 thoughts on “Sopro de esperança no BVA

  • A.Coeltri

    Caro Marcos,
    Entre os investidores do banco existe uma dúvida sobre as LCIs
    Em caso de liquidação do banco, estes créditos são habilitados como de garantia real ou quirografarios?
    E no caso de ser classificado como quirografario, existe a possibilidade dos credores de uma determinada LCI buscarem a negociação diretamente com o devedor da mesma, tendo em vista que no registro de cada LCI deve constar o lastro da mesma.
    Att.

  • marli guimaraes

    Marcos, tinha uma aplicacao neste banco. Eh possivel fazer o saque pelo FGC?

  • Adriana Pereira Grangeiro

    Marcos, boa tarde!
    Existe alguma possibiliade desta intervenção do BVA que começou no dia 19/10/2012 se prorrogar por mais 60 dias???

  • Geraldo E G Fabbri

    Comprei um imóvel em um condomínio fechado que levantou fundos juntos ao BVA ( no caso o BVA é credor da loteadora GSP ) para aplicação
    no próprio condomínio. Nossos terrenos foram dados em garantia fiduciária ao BVA. Agora quero quitar
    meu terreno junto a Loteadora ( GSP ) que alega não ter como “liberar” o mesmo em função do BVA estar
    nessa situação. Procede? Corro risco de perder o que já foi pago a Loteadora? Devo continuar pagando
    normalmente as prestações junto a loteadora?

  • Geraldo,

    voce precisa rever o contrato e o registro de imóveis para saber quem é o detentor de sua divida.

  • Não sei, pois hoje era o prazo final para negociação o definição da liquidação, devemos aguardar

  • Armando

    Marcos: o FGC não devolve o recurso corrigido desde a intervenção? Já são 4 meses de espera, tenho comigo que devem devolver com a taxa pactuada até o dia da disponibilização do recurso ou pelo menos com o CDI do período (limitado a 70mil). Não é assim? Se não for será enriquecimento sem causa por parte do FGC, que se autobeneficiaria da sua própria demora.

  • Cassio

    Marco,
    Em caso de venda com deságio os 70k são garantidos pelo FGC? Tenho um montante inferior a 70k, porém sequer fui consultado sobre isso? O BC pode tomar decisão pelos investidores?

  • Fernando

    Marcos boa tarde!
    Sou gerente financeiro de uma ONG onde a maior parte dos nossos recursos estavam aplicados em CDB no BVA. Existe algum caminho que possamos tomar para conseguir resgatar esse valor? Pois esse recurso é o que temos para manter a ONG.

  • Infelizmente, nada pode ser feito neste momento, devemos aguardar, e da próxima vez, diversifique seus investimentos ou aplique a uma taxa menor e com risco menor.

  • A garantia do FGC continua, mas mesmo assim devemos deixar a barba de molho

  • Se os investidores receberem o valor já será de grande valia, e com a taxa de juros de hj e inflação que temos, a remuneração de juros é o menor dos problemas, concorda?

Fechado para comentários.