Notícias

Risco de Imagem: Barclays encerra capítulo de escândalos com saída de executivos

O Barclays encerrou mais um capítulo de sua história recente de escândalos com a saída de dois dos principais executivos do banco, na maior mudança de cargos desde que seu chairman e presidente Bob Diamond renunciou.

O banco informou que Rich Ricci, chefe do banco de investimento, e Tom Kalaris, que lidera o braço de gestão de fortunas e já esteve à frente das operações do Barclays nos Estados Unidos, vão se aposentar em junho. Eles serão substituídos por um trio de outros executivos de longa data no banco.

A mudança representa o mais recente esforço da nova direção do banco, formada pelo presidente-executivo Antony Jenkins e pelo chairman David Walker, de instaurar uma nova cultura no Barclays. Uma série de escândalos e passos errados transformaram o banco nos últimos anos em um popular saco de pancadas para reguladores britânicos, políticos e a imprensa. Ricci e Kalaris eram muito próximos de Diamond, que deixou a instituição em julho após o Barclays admitir que tentou manipular taxas de juros de referência.

Jenkins disse que as mudanças vão garantir uma equipe sênior para cumprir os compromissos e estratégias anunciados em fevereiro.

Como parte da reestruturação, o Barclays está criando um novo papel de presidente-executivo das operações nos EUA, que inclui os negócios de banco de investimento e gestão de fortunas. Skip McGee, ex-Lehman Brothers antes de a instituição ser comprada pelo Barclays, assumirá o cargo. A criação de um CEO para os EUA reflete a pressão regulatória que o Barclays enfrenta no país. Novas regras vão exigir que os bancos reforcem com bilhões de dólares seu capital para se proteger de potenciais perdas. As atribuições de McGee incluirão cuidar do relacionamento regulatório nos EUA.

O movimento também levanta dúvidas sobre o futuro do banco de investimento do Barclays. Jenkins tem afirmado que pretende manter a atual estrutura intacta, mas a unidade encolheu recentemente – Diamond, Ricci e o ex-vice-presidente operacional Jerry del Missier deixaram a instituição.

A saída de Ricci tem sido discutida há meses, mas o processo acelerou recentemente. Jenkins decidiu que o executivo havia se tornado um símbolo da cultura antiga do banco. Já a partida de Kalaris foi, em parte, resultado dos problemas na operação de gestão de fortunas nos EUA, segundo as fontes.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3092822/barclays-encerra-capitulo-de-escandalos-com-saida-de-executivos#ixzz2QwPUOpSn

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.