Quatro maiores bancos da China ampliam concessão de crédito em julho
Os quatro maiores bancos da China concederam aproximadamente 50 bilhões de yuans (US$ 7,9 bilhões) em novos empréstimos na primeira quinzena de julho, o dobro do registrado no mesmo período do mês passado, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Shanghai Securities News, veículo do governo chinês. O crescimento acentuado dos empréstimos no período é um sinal adicional de que o governo da China está ampliando os esforços para reanimar a atividade econômica por meio da facilitação do crédito.
Nos últimos meses, a China tem também acelerado a aprovação de projetos de infraestrutura, ampliado a concessão de subsídios e reduzido impostos para pequenas empresas. O BC chinês reduziu suas taxas referenciais de juros duas vezes neste ano, em junho e no início deste mês. Os quatro bancos – Industrial & Commercial Bank of China, China Construction Bank, Bank of China e Agricultural Bank of China – normalmente respondem por 30% dos novos empréstimos concedidos pelo sistema financeiro chinês.
O crescimento na concessão de empréstimos registrado na primeira quinzena de julho é uma decorrência da participação das quatro instituições no financiamento de alguns projetos de infraestrutura destinados a estimular o crescimento econômico do país, informou o Shanghai Securities News, sem acrescentar detalhes.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
