Novo site “dedura” publicações comprometedoras no Facebook
“Odeio meu chefe. Espero que ele morra.”
“Cara, ainda estou de ressaca do fim de semana.”
“Meu novo número de telefone é 07x0xxx70xx.”
Potencialmente comprometedoras, as frases acima foram postadas publicamente no Facebook nos últimos dias e agregadas pelo site We know what you’re doing… (nós sabemos o que você está fazendo).
Criado pelo programador Callum Haywood, de 18 anos, o site é um “experimento” que tem como objetivo alertar usuários de redes sociais sobre suas configurações de privacidade.
As publicações agregadas pelo site estão divididas em quatro categorias: “quem quer ser demitido?”, “quem está de ressaca?”, “quem está usando drogas?” e “quem tem um novo número de telefone?”.
O site mostra as fotos dos usuários que fizeram as postagens, mas omite seus sobrenomes e o número completo de seus telefones, além de não oferecer links para os perfis.
Haywood recomenda que os usuários do Facebook alterem suas configurações de privacidade, “certificando-se de que a opção ‘Controlar sua privacidade padrão’ não esteja marcada como ‘Pública'”. Para maior privacidade, o autor do site aconselha selecionar “Personalizado” e analisar cada um dos itens.
“O problema não é com o Facebook em si. Seus controles de privacidade são muito bons”, afirma Haywood na seção “sobre” do site. “O problema é que as pessoas simplesmente não entendem os riscos de compartilhar tudo.”
Além de postagens do Facebook, o site oferece um aplicativo que agrega atualizações de local dos seus amigos na rede social, permitindo “saber onde eles estiveram”, e reúne check-ins públicos do Foursquare em que os usuários divulgam o endereço de suas casas. Até a noite desta terça-feira (26), porém, os dois recursos estavam fora do ar por conta de excesso de tráfego.
A inspiração de Haywood foi o vídeo “I Know What You Did Five Minutes Ago” (eu sei o que você fez cinco minutos atrás), de Tom Scott. Veja-o abaixo (em inglês):