A tecnologia oferece diversas maneiras de se manter plugado. No mundo corporativo, os smartphones e os laptops criaram uma legião de trabalhadores adeptos da mobilidade, que levam seus escritórios para qualquer lugar, inclusive suas casas. As consequências disso são muitas horas de trabalho a mais, férias conectadas e uma vida dedicada à empresa. Mesmo assim, a maioria das pessoas se diz mais satisfeita, segundo uma pesquisa internacional feita pela iPass, empresa americana de serviços de tecnologia.
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Os tablets vão matar os PCs?
Acredito que não. Hoje, a comercialização de PCs, em um mês, é maior do que as vendas de tablets em um ano. O tablet é um ótimo equipamento para consumo. Se você estiver em sua cama e quiser assistir a um filme, ele é perfeito. Mas as pessoas não se resumem ao consumo, existe toda a parte de criação e produção. Acredito que os tablets são ótimos para o lado consumidor, mas tudo é complementado com os computadores.
Existem rumores de que a HP vai deixar o negócio de PCs. Isso indica que o setor está mudando e que os clientes não são mais os mesmos?
Não posso comentar sobre rumores. Sobre a HP, acho que devemos esperar algumas semanas para ver o que acontecerá. E o mercado corporativo é o mais estável. No ano passado, a crise afetou duramente o segmento de consumo nos EUA e na Europa, mas as empresas continuaram comprando.
O que vai acontecer com os computadores de mesa?
O segmento de desktops continua a ser um dos mais lucrativos. É verdade que cresce menos, mas ainda é muito interessante. A diferença é que, enquanto no setor de notebooks as empresas representam 30% dos clientes, entre os desktops acontece o oposto. No mercado corporativo, os computadores de mesa respondem por 70% das vendas.
Fonte: Clayton Melo, Dinheiro e Tecnologia, Istoé Dinheiro