Notícias

Mantega descarta mudança em cobrança de IOF sobre derivativos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que o governo não alterará a decisão de cobrar IOF sobre derivativos. “Não vamos mudar o IOF”. Mantega disse, ainda, que o governo não prepara “nenhuma medida” adicional para evitar os eventuais efeitos do agravamento da crise econômica mundial sobre o Brasil.

“O governo brasileiro não prepara nenhuma medida. Tudo que tínhamos que fazer já foi feito”, afirmou, em entrevista coletiva convocada por sua assessoria, no Ministério da Fazenda.

Mas o ministro reconheceu ter havido um “exagero” na recente valorização do dólar. “Havia uma exagero [no dólar] que foi coibido”, afirmou.

O ministro também negou ter havido deterioração no cenário econômico mundial na última semana. “A situação antes da minha viagem a Washington e agora é exatamente a mesma”, afirmou aos jornalistas. Mas emendou com uma constatação sobre as perspectivas econômicas globais. “A perspectiva no mundo é de recessão, ou seja, crescimento muito baixo por muito tempo”, disse.

Mantega também afirmou que a crise “não piorou”. “A crise não piorou, não sei de onde os jornais brasileiros tiraram essa ideia de que estamos mais preocupados. O governo brasileiro está preocupado há dois, três meses. Não estamos nem mais nem menos”, disse. “O mercado não está pior, o mercado não está pior”, enfatizou o ministro.

Mantega afirmou, ainda, que a Grécia, à beira de um colapso econômico e financeiro, não corre “riscos iminentes” de quebra. “Olhei detalhadamente as contas da Grécia e não há nenhum risco iminente de ‘default’”, afirmou. E recomendou uma solução aos europeus. “O caminho, no entanto, é criar esse fundo europeu e isso precisa ser aprovado com rapidez”. Mantega considera que isso será aprovado de forma rápida.

Fonte: João Villaverde | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.