Artigos

Honestidade, integridade, retidão e conduta

Esta bomba da delação dos proprietários da JBS, coloca em cheque um monte de coisas que já estavam abaixo da média, com as delações da Odebrecht, entre estas coisas estão como devemos atuar nos negócios, onde fica a integridade, o tão falado compliance, que neste caso vai de encontro ao modelo que defendo há tempos, devemos entender como fazemos os negócios, não basta focar somente em lavagem de dinheiro e corrupção.

A verdade que os ultimos fatos deixam a gente perguntando será que vai ter fim? Não é possivel que todos empresários tenham agido desta forma, lógico que não, existem muitos empresários sérios, honestos, mas infelizmente acredito que tem muita podridão para aparecer, e cada vez que mexemos com algum órgão ou alguma operação da policia federal, aparece algo em podre.

Gostaria de afirmar aqui que as coisas devem mudar, mas tenho duvidas e medo, afinal o Brasil é o unico pais do mundo que corrupto tem torcida organizada, será que ninguém vai torcer pelo Brasil? Vejo pessoas com muitas evidencias de falhas de carater, desvios de dinheiro, lavagem de dinheiro enytre outras coisas, e querem estes individuos no poder novamente, será que não reconhecem a podridão toda?

No mundo quando uma fraude acontece, diretorias, conselheiros, dirigentes e governantes, pedem demissão e renunciam a sua posição e ainda pedem desculpa, mas aqui negam descaradamente tudo que é apontado contra eles. Cito exemplos da Toshiba 2015, segundo o Globo de 21/07/2015, “O diretor-presidente da Toshiba, Hisao Tanaka, renunciou nesta terça-feira após a revelação de que os balanços da empresa japonesa foram inflados sistematicamente desde 2008 em um montante total de US$ 1,2 bilhão. A gigante de tecnologia admitiu que houve problemas no resultado de várias divisões de seu negócio que enfrentavam dificuldades financeiras, incluindo chips de computadores e computadores pessoais.

Além de Tanaka, entregaram seus cargos o antecessor Norio Sasaki, que estava na vice-presidência do conselho de administração, assim como o assessor Atsutoshi Nishida. O presidente do conselho de administração, Masashi Muromachi, assumirá a direção da Toshiba.”

Espero um dia falar de situações onde as falhas tenham sido idenficadas por falhas em processos, interpretação erronea de legislação, entre falhas mais simples do que as falhas de conduta, ética, carater, integridade, retidão, conformidade e assim por diante.

Por Marcos Assi

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.