Aulas e Eventos

Função de Compliance por Marcos Assi

Segundo a publicação da Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI) – A Função do Compliance (2003 p.10), podemos demonstrar que as atribuições de compliance referem-se a: Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do sistema de Controles Internos da instituição, procurando mitigar os riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como, disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes.

O compliance officer ou agente de compliance deve possuir um perfil multidisciplinar, pois, deve garantir a aderência da empresa a qualquer regulamento identificado como aplicável, independente da origem ou do impacto, tendo sempre a preocupação de disseminar a cultura de controles internos em todas as ramificações da organização. Além das habilidades para se relacionar com os mais diferentes perfis de colaboradores e áreas, o agente de compliance precisa possuir interesse em leitura e interpretação de textos, uma vez que, em diversos momentos, irá se deparar com legislações extensas, de linguagem técnica e rebuscada, o que dificulta ainda mais o entendimento dos aspectos relevantes do normativo, podendo causar equívocos na disseminação da informação ou na aplicação dos controles exigidos.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.