Notícias

Febraban pede lei mais severa para punir uso de explosivos em ATMs

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou nesta terça-feira “a facilidade” com que explosivos são usados em assaltos a caixas eletrônicos no país. O diretor setorial de segurança da instituição, Pedro Oscar Viotto, defendeu uma legislação mais rigorosa para punir esse tipo de prática.

Segundo ele, esse tipo de ataque já é percebido em outros segmentos, como carros-fortes, joalherias e até presídios. “O uso dos explosivos está disseminando no país como um todo”, disse durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

Além de leis rigorosas, o diretor da Febraban disse ser preciso um entendimento com o Banco Central (BC) para regular tanto o uso de tecnologias que danifiquem parcialmente as cédulas furtadas como o processo de substituição das mesmas. Ele disse que a utilização de explosivos em assaltos a caixas eletrônicos começou no Nordeste mas se estendeu para outras regiões do país e, atualmente, é o tipo de assalto que mais preocupa a instituição.

Viotto afirmou que os 182 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país contribuem para a “universalização do dinheiro no país” porque estão presentes até mesmo em locais longínquos, de difícil acesso, onde não se tem viabilidade para a instalação de agências. “Não podemos conceber que ações criminosas como essas possam impedir o avanço da inclusão financeira, que é bandeira do governo”, disse.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes, José Boaventura Santos, culpou os bancos e as empresas de segurança privadas como os responsáveis pelas mortes de 49 pessoas em 2011 e 10 até maio deste ano em assaltos ou explosões a caixas eletrônicos e agências bancárias. “Os bancos investem muito pouco na segurança dos clientes e funcionários”, disse Santos.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.