Artigos

Dicas para organizar as finanças

DÍVIDA

Antes de sentar à mesa para a renegociação, porém, o devedor deve fazer as contas para saber quanto tem disponível por mês para pagar o novo valor definido.

“O consumidor deve ouvir a proposta da empresa e, se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta até que se chegue a uma alternativa realista”, diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian.

“O importante é que, depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, completa.

Segundo pesquisa da Serasa, o consumidor que vai ao feirão tem, em média, quatro dívidas atrasadas, em um total de R$ 12 mil.

Ainda de acordo com a empresa, a maioria dos endividados que busca regularizar a situação é homem e tem até 40 anos de idade.

Outra pesquisa da Serasa indica que 38% dos inadimplentes desconhecem o valor das dívidas ou parcelas em atraso. Já 32% sabem exatamente quanto estão devendo, e 30% têm uma ideia do total.

Para 41% dos consultados, o desemprego foi a causa da inadimplência, enquanto 15% apontam comprometimento de renda com reforma ou financiamentos de carros ou imóveis, e 6% afirmam que o motivo foi o aumento do custo de vida.

O feirão acontece das 8h às 18h no estacionamento do Mais Shopping, ao lado do terminal Santo Amaro, na avenida Padre José Maria, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

Consultores recomendam também que, independentemente de feirões desse tipo, o endividado procure sempre o credor para renegociar dívidas em caso de dificuldade de pagamento.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1374774-endividado-tem-ate-hoje-para-tentar-limpar-o-nome-em-feirao-em-sao-paulo.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.