Artigos

Corrupção e ausência de ética afundam nossas esperanças

Resultado de imagem para desanimadoTodo dia basta abrir a internet, ver a rede social, ligar o radio, assistir a tv, que aparece um operação da Policia Federal, que levantou desvio de verba, pagamento de propina, ex-funcionários da Petrobras dizendo que receberam poprinas em caixa de uisque, utilização de familiares em “operações citricas”, digo “laranjas”, informações de politicos que possuem fazendas de criação de gado, que são utilizadas para lavar dinheiro, empreiteiros que conhecendo a legislação criam estruturas bem complexas para pagamento de proprinas para obtenção de vantagens em obras do governo, profissionais que lessam empresas por falhas de controles internos, fraudes de boletos na internet, clonagem de cartão, entre outras coisas.

Falar de prevenção a fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, fica cada dia mais dificil, pois muitos me perguntam e o que tenho a falar sobre a tal da repatriação, não seria uma forma de registrar as operações ilicitas? Eu gostaria de evidenciar, que também acho um absurdo, porém é muito dificil explicar para as pessoas, que devemos fazer a nossa parte, devemos ser honestos, mas tem muita gente que não faz e deixam evidentes a falta de honestidade, conduta e ética, por esse motivo às vezes me sinto sem esperanças e muito triste com tudo isso, neste posnto nos tornamos pessoas amargas no que tange ao comportamento das pessoas no mundo corporativo.

Algumas empresas estão premiando profissionais que fazem as coisas corretamente, pois tem tanta gente fazendo besteira, que devemos motivar uma minoria que segue as regras e estão em compliance com a vida, seja ela profissional ou pessoal, vale salientar que estou generalizando, se voce faz as coisas corretamente, faça como eu lamente.

Tenho esperanças de um futuro melhor, mas devemos mudar a postura das pessoas, para que possamos muda a cultura de um povo, pois este modelo de levar vantagem em tudo, a antiga “Lei de Gerson”, deve ser melhor avaliada.

Por Marcos Assi

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.