Cetip busca parceria na criação de produto para a renda fixa
A Cetip – balcão organizado de ativos e derivativos – anunciou ontem que vai desenvolver uma plataforma para a negociação de ativos de renda fixa que levará o nome de Cetip Fix. A afirmação foi feita pelo presidente da companhia, Luiz Fernando Fleury. “Devemos anunciar um parceiro para desenvolver esta ferramenta em no máximo dois meses”, disse o executivo.
Segundo Fleury, o mercado de debêntures e letras financeiras tem crescido muito e a companhia pretende aproveitar este crescimento do mercado para lançar a plataforma, que será similar ao Bovespa Fix, da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa). “Para o mercado é sempre bom que exista concorrência”, destacou o principal executivo da Cetip.
A Clearstream, empresa do Deutsche Börse Group, e a Cetip anunciaram ontem o lançamento do novo serviço de gestão de garantias, também chamado de gestão de colateral. A novidade, que deverá estar disponível em julho deste ano, foi desenhada para o mercado brasileiro e permitirá que os clientes da Cetip utilizem garantias para mitigar riscos nas operações de derivativos de balcão.
O serviço se baseará na estrutura de gestão de colateral da Clearstream e será automatizado, incorporando a autoalocação, autossubstituição e otimização de ativos a serem utilizados como garantia, associados a todas as relações bilaterais.
O serviço de gestão de colateral terá como foco inicial o uso de garantias suportando exposições de derivativos de balcão administradas pela Cetip. O serviço permitirá aos participantes brasileiros mobilizar, domesticamente, ativos custodiados na Cetip e no SELIC, o depósito central de títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil.
Numa segunda fase, planeja-se também aceitar ativos internacionais custodiados na Clearstream, ampliando o conjunto elegível de garantias.
Jeffrey Tessler, presidente da Clearstream, explicou que o uso eficiente de colateral continua sendo uma grande preocupação do setor financeiro ao redor do mundo. Nós desenvolvemos uma solução pioneira com e para a Cetip que pode servir como base para projetos em outros mercados. O modelo atraiu muito interesse da comunidade financeira internacional, principalmente devido ao seu caráter inovador”, disse Tessler durante evento de lançamento.
Fonte: Eduardo Puccioni, DCI