Bancos buscam ferramentas de TI mais baratas e eficientes
Quando o assunto é estratégia de atendimento bancário, os cinco maiores bancos de varejo do país concordam em um ponto: os seus departamentos de tecnologia precisam desenvolver ferramentas mais baratas e eficientes, especialmente em meio a um contexto de taxa Selic mais baixa, de pressão por corte de spreads e margens operacionais cada vez mais apertadas.
“O momento [para o setor bancário] é de grandes transformações. Temos de trabalhar com margens menores e seguir com reduções de custos”, disse Paulo Nergi de Oliveira, diretor-executivo de estratégia e distribuição da Caixa Econômica Federal, durante painel do Ciab, evento da área de tecnologia do setor bancário que acontece em São Paulo.
O executivo da Caixa ressaltou o desafio dentro do banco em desenvolver modelos digitais para aperfeiçoar serviços que são especialmente importantes para a instituição, como empréstimos imobiliários e pagamento de benefícios.
No caso de empréstimos habitacionais, ele cita o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a concessão de empréstimos totalmente feitos pela internet – desde a entrega de documentos digitalizados até a comunicação com cartórios, sem necessidade de presença física em nenhum momento.
Para Hilderaldo Leitão, gerente-geral da unidade de gestão de canais do Banco do Brasil, prevalece dentro dos bancos a máxima de que é preciso consolidar canais remotos que ofereçam melhor atendimento a clientes a custos mais baixos, ainda mais num contexto de crescente aumento do número de clientes visto nos últimos anos.
“O que aconteceu com os bancos hoje é o mesmo que aconteceu com o comércio há algumas décadas. As pequenas quitandas viraram hipermercados”, disse. “Antes, o contato com os clientes era direto. Agora, torna-se cada vez mais remoto, mas isso não pode significar perda de qualidade.”
O executivo do BB ressalta ainda que os setores de TI têm também o desafio de desenvolver soluções cada vez mais formatadas a nichos específicos de clientes, para assim poder atendê-los com melhor qualidade.
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