Notícias

Banco BVA confirma que estuda mudanças na gestão

O presidente do BVA, Ivo Lodo, confirmou que o banco está trabalhando em uma mudança de gestão que pode até mesmo incluir uma troca no comando. Segundo ele, já é certo que a instituição terá novo foco, mais voltado para a prestação de serviços financeiros do que para empréstimos para pequenas e médias empresas (conhecido no jargão do setor como middle market).

No sábado, o ”Estado” revelou que o BVA, que está sob pressão do mercado financeiro por ainda não ter apresentado nenhum balanço auditado em 2012 e por não ter efetivado uma capitalização de R$ 300 milhões prometida para setembro, poderia substituir Lodo.

O executivo não comenta especificamente a possibilidade de o BVA ter um novo presidente, mas diz que está trabalhando com os sócios, em especial o controlador, José Augusto Ferreira dos Santos, em torno da reestruturação do BVA.

A ideia é ser mais um banco de investimentos e menos um banco comercial, adiantou Lodo, que está no BVA desde 2006. Estou participando ativamente de todas as decisões e vou permanecer no banco.?

O objetivo dos acionistas – entre os quais o próprio Lodo – é dar uma espécie de choque de credibilidade. O BVA prepara para as próximas semanas o aumento de capital e a divulgação dos balanços atrasados. Para os executivos envolvidos nas conversas, a troca na presidência serviria para fortalecer no mercado a ideia do novo projeto para a instituição.

Assim como vários outros bancos de pequeno e médio porte, o BVA sofreu uma rigorosa inspeção do Banco Central (BC) em suas contas. Preocupada com a situação das instituições menores, a autoridade solicitou ao BVA um aumento das provisões para créditos de liquidação duvidosa, o que levou o banco a apurar um prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões no primeiro semestre. O número oficial só será conhecido após a divulgação dos balanços auditados. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.