Aplicativo gratuito para recrutamento social ganha as grandes empresas
O serviço social gratuito de recrutamento lhe chamou a atenção exatamente quando ele estava prestes a assinar outro contrato caro para um software de recrutamento corporativo em benefício da EF Education First, onde trabalha como diretor de desenvolvimento e recrutamento. Com sede na Suíça, a EF consiste em 17 negócios, todos focados em viagens internacionais, educação ou na combinação dos dois, incluindo algumas marcas bem conhecidas como Smithsonian Tours.
A EF também é afiliada da Hult International Business School, com campi em Boston, São Francisco, Londres, Dubai e Xangai. Foi uma colega da Hult que persuadiu VanDelden a parar e analisar a SmartRecruiters, que ela acabara de descobrir, antes de assinar o contrato.
Inicialmente, ele não acreditava que a SmartRecruiters poderia ser tão boa, especialmente por ser gratuita (a Smartrecruiters ganhar dinheiro com a taxa de distribuição de sites de emprego como o Monster). Porém, aquele contrato para o software corporativo nunca foi assinado. Hoje, VanDelden promove a SmartRecruiters, como a solução preferida dentro da empresa.
“Originalmente, devido ao meu ceticismo, a ideia era tentar por um mês. Depois, aumentei o prazo para três meses e veja onde estamos agora. Hoje, queremos convencer todos esses outros negócios, que pagam por todas essas funções exageradas, a mudar”, disse VanDelden. A EF tem cerca de 40 mil pessoas na equipe; cerca de 30 mil permanentes e o resto são funcionários sazonais, como professores que trabalham para a EF durante as férias de verão. O que significa que a empresa está sempre contratando.
O CEO da SmartRecruiters, Jerome Ternynck, disse que seu serviço era, originalmente, direcionado à pequenas empresas, que não conseguiam pagar por um software corporativo de recrutamento, mas ele está começando a ver interesse por parte de empresas maiores. Outro exemplo é a Bristol-Myers Squibb, a empresa mundial farmacêutica e de biotecnologia, que está implementando o software da SmartRecruiters em 20 países. A Bristol-Myers é cliente antiga da Taleo, nos EUA, e isso não mudou, mas a empresa está adotando a SmartRecruiters como uma solução mais simples para uso em outros países, disse Ternynck.
O software de recrutamento e gestão de talento é uma categoria quente, adjacente do negócio social devido a sua ênfase em perfis pessoais, que foi um fator na recente aquisição da Kenexa, pela IBM, e da Taleo, pela Oracle.
A SmartRecruiters não venceria, necessariamente, numa comparação função-por-função contra esses produtos, disse Ternynck, por que sua ênfase está em colaboração para excluir o rastreamento tradicional de características de candidatos.
“Colaboração é uma forma mais eficiente de fazer as coisas”, disse Ternynck. O recrutamento funciona melhor em forma de conversas, quando as pessoas de dentro da empresa conversam com candidatos e descobrem com quem mais, de dentro da empresa, ele deve conversar para determinar se ele é apropriado para o trabalho. No aplicativo da SmartRecruiters, essas interações são realizadas por meio de um feed social chamado HireLoop. “Não há automação; é colaboração pura”, disse Ternynck.
A SmartRecruiters também oferece aos candidatos a opção 1-Click Apply, por meio da qual eles podem enviar ao empregador uma imagem de um de seus perfis sociais, em vez de um formulário e um currículo.
Na EF, a transição para o SmartRecruiters não vai acontecer da noite para o dia porque a EF é uma organização descentralizada, que atualmente usa quatro softwares diferentes de recrutamento. (A empresa paga pelos outros três, de acordo com VanDelden). Enquanto ele não planeja comandar a troca, ele disse que os negócios da EF estão dispostos a considerar a SmartRecruiters, mesmo que muitos deles tenham feito investimentos significativos em outras soluções. “A realidade é mais atraente”, disse ele. “Estive envolvido em muitas implementações de software, tentando convencer as pessoas a mudarem seus processos ou mudarem de comportamento, e eu nunca vi algo assim”.
A colaboração social embutida no SmartRecruiters é especialmente útil para o processo de contratação da EF, em que colegas de escritórios diferentes por toda Europa podem colaborar para preencher uma vaga, e é útil ter um registro em estilo de News feed para mostrar o progresso do processo, disse VanDelden. “Nós contratamos na forma como o SmartRecruiters foi criado, mas quando começamos a procurar um software, a maioria era projetada para a mentalidade tradicional”. VanDelden reconheceu que as organizações acostumadas a trabalhar daquela forma podem ter problemas ao se adaptar ao SmartRecruiters, mas, para a EF, tem sido perfeito. “Felizmente, nós já tínhamos essa mentalidade”.
Fonte: David F. Carr | InformationWeek EUA
Olá Marcos,
Gostei da matéria, e atualmente venho percebendo que grandes empresas como a P&G, J&J e outras utilizam esse aplicativo porém, o que me deixou intrigada é se existe um site que consolide todas essas oportunidades, onde os candidatos possam criar o perfil profissional e automaticamente serem direcionados para a página daquela respectiva empresa que utiliza o aplicativo. Você saberia me responder a esta dúvida ?
Antecipadamente, agradeço a sua atenção e fico no aguardo do seu retorno.
Cristina Soares
Obrigado por acompanhar nosso trabalho, mas não tive tempo ainda de fazer a captura, vou tentar em breve e se conseguirmos localizar, farei um post no blog