Wall Street recua com preocupação sobre Irlanda e investigação do FBI
As principais bolsas americanas fecharam em queda nesta segunda-feira, em meio a notícias de que o departamento americano de investigação, o FBI, realiza buscas em escritórios de dois fundos de investimentos suspeitos de envolvimento com uso de informação privilegiada em grandes operações no mercado.
Ao fim da jornada de hoje, o índice Dow Jones fechou com desvalorização de 0,22%, aos 11.178 pontos, acompanhado pelo S&P 500, que recuou 0,16%, aos 1.197 pontos. O índice Nasdaq, no entanto, encerrou o dia com alta de 0,55%, marcando 2.532 pontos.
O caso investigado pelo FBI veio à tona em reportagem divulgada no sábado pelo Wall Street Journal, que apontou a existência de múltiplos casos de “insider trading” (uso de informação privilegiada em operações no mercado) nos escritórios da Level Global Investors e da Diamondback Capital Management.
Além disso, os investidores aguardam apreensivos notícias sobre a Irlanda, que formalizou ontem pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia (UE) para lidar com a fuga de depósitos de suas instituições financeiras e com a dificuldade de financiar o seu déficit público. Detalhes do plano de socorro devem ser anunciados nos próximos dias.
Também pesam sobre os mercados internacionais os temores de contágio entre outros países europeus com situação fiscal mais frágil, como Portugal e Espanha, apesar dos esforços da Comissão Europeia.
Fonte: Ana Luísa Westphalen, Valor Economico, com agências internacionais
