Mitos e verdades sobre a geração Y
Millennials não são tão diferentes. Em linhas gerais, os Millennials querem o que qualquer bom funcionário deseja de seu empregador. Isso não quer dizer que não haja diferenças significativas de comportamento em relação às gerações anteriores. Não há dúvida de que eles foram criados de uma maneira diferente do sas gerações que os antecederam.
“O que as pessoas precisam entender quando falam sobre as diferenças entre gerações é que estão realmente falando sobre tendências demográficas”, diz Lauren Stiller Rikleen, fundadora do Instituto Rikleen para Liderança Estratégica.
A geração Y é a primeira a ter crescido tecnicamente alfabetizada. O domínio das novas tecnologias está na raiz de grande parte das diferenças que vemos em relação a outras gerações, especificamente na forma como se comunicam uns com os outros e no local de trabalho.
Há outras diferenças, segundo Rikleen. Os Millennials foram criados com muito carinho e têm relações mais estreitas com os seus pais.
Mas uma pesquisa recente, conduzida por Ben Rosen, Ph.D. e professor de Comportamento Organizacional na Kenan Flagler Business School, da Universidade da Carolina do Norte, demonstra que há mais em comum entre as gerações do que imaginamos.
O estudo ouviu 5,4 mil pessoas de diferentes gerações para estudar como elas viam umas às outras, o que esperavam de seus empregadores e como definiam os líderes ideais. O que pode surpreender é que, de acordo com a pesquisa de Rosen, todas as quatro gerações (Tradicionalistas, Baby Boomers, Geração X e Millennials) compartilham as mesmas motivações e desejos.
A pesquisa de Rosen descobriu que todas as quatro gerações esperam o seguinte de seus empregadores:
1 – Trabalhar em projetos desafiadores.
2 – Receber remuneração competitiva.
3- Ter oportunidades de progresso e chances de aprender e crescer em seus trabalhos.
4 – Ser tratado de forma justa.
5 – Poder manter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Eles também concordaram sobre o que significa ser um grande líder:
1 – Alguém que lidera pelo exemplo.
2- Alguém que é acessível.
3 – Alguém que ajuda os outros a ver como suas funções contribuem para a organização.
4 – Alguém que age como um treinador e mentor.
5 – Alguém que desafia os outros e delega responsabilidades.
Então, por que você deve se preocupar em entender melhor as diferenças dos Millennials? A principal raZào é a de que os baby boomers, de acordo com o Pew Research, estão se aposentando a uma taxa de cerca de 10 mil por dia e os Millennials de hoje serão os líderes de amanhã.
Mitos e verdades sobre a geração Y
Com isso em mente a CIO.com falou com especialistas da indústria e pesquisadores para ajudar a desfazer mitos e descobrir o que as empresas podem fazer para fecharem a lacuna geracional e se envolverem mais, com sucesso, com seus prospects e empregados da geração Y.
-> Mito ou Verdade? Millennials precisam feedbacks contínuos
Embora isso possa ser verdade, é algo que acontece com qualquer funcionário em início de carreira, de acordo com Dan Schawbel , fundador da Millennial Branding e autor do livro, “Promote Yourself: The New Rules for Career Success”.
“Millennials querem feedback contínuos de um empregador, e isto é visto como uma necessidade. quando, na verdade, deveríamos vê-los como indivíduos que estão apenas começando em sua carreira, que estão tentando crescer e descobrir o que podem de fazer melhor”, afirma Schawbel. O feedback constante pode ajudá-los a crescer mais rápido.
-> Mito ou Verdade? Millennials são desleais
Isso é realmente uma surpresa? Esta é uma geração que assistiu ao colapso de Wall Street, à remoção de incentivos e benefícios. Muitos especialistas concordam que o tempo do trabalho para o mesmo empregador por toda a vida útil acabou.
O trabalhador médio, de acordo com as estatísticas, está em seu cargo há 4,4 anos. Se você olhar ao redor, em diferentes pesquisas, Millennials saem de um emprego, em média, a cada ano e meio, dois anos.
Além disso, ser desconfiado de empresas e corporações não é exclusividade da geração Y. A Geração X e os Baby Boomers estão nas mesmas condições de mercado, mas com a idade, talvez, com um pouco mais de aversão ao risco.
-> Mito ou Verdade? Millennials se sentem no direito de
Muitos patrões queixam-se que os Millennials têm uma atitude muito permissiva com eles mesmos, mas Pamela Rucker, presidente do CIO Executive Council’s Executive Women in IT, argumenta que, em sua experiência, isso é um equívoco.
Rucker diz que os Millennials são relativamente novos no mercado de trabalho e não entendem o que é preciso para chegar ao próximo nível.
“Você não pode simplesmente aparecer, fazer o seu trabalho e esperar aumentos e promoções. É muito importante para nós mostrar a eles a participação de valor e quais os verdadeiros resultados esperados, porque eles acreditam que apenas compartilhando suas ideias e participando das reuniões já estão fazendo um bom trabalho. Eles simplesmente não sabem o que realmente precisam entregar”, diz Rucker.
Os Millennials entram no mercado de trabalho e querem ser impactantes e avançar rápido. “Para isso é precisdo haver uma comunicação clara de onde a empresa está hoje, onde trabalha para estar amanhã e o que espera que eles façam para que alcance os seus objetivos. Temos certeza de que eles entendem que há um processo que precisa ser cumprido e realizações que precisam ter para ascender”, diz Jack Cullen, CEO da Modis, empresa de recursos humanos de TI.
-> Mito ou Verdade? Millennials fazem muitas perguntas
“Pode ser difícil [para geração do milênio] entrar em um local de trabalho onde a comunicação não seja tão eficaz ou onde seja difícil entender a missão organizacional”, diz Rikleen.
Mais uma vez, ela lembra da educação que os Millennials tiveram. “Desde cedo eles são ensinados a perguntar o por quê”, explica.
Mas isso também poderia provir do fato de virem de um lugar onde as ideias e pensamentos são compartilhados através de meios digitais de forma quase instantânea. “Você pode ajudar os Millennials a fazerem a conexão”, diz Rucker. “Como líder, você tem que ter certeza que você está explicando o que você está fazendo e por que está fazendo, para que eles possam ver a conexão acontecendo”, diz Rucker.
Construir engajamento
Pedimos aos especialistas para descreverem algumas das melhores maneiras de fortalecer relacionamentos e diminuir as taxas de rotatividade entre os Millennials. Se você reparar bem, são atitudes que tornariam o ambiente de trabalho melhor para todos, independente da geração.
1 – Construir uma estratégia de sucessão de carreira
Um caminho que vai ajudar a atrair mais Millennials e retê-los é criar um plano de carreira dentro da organização, que lhes permita crescer profissionalmente.
“Eles podem ser tão egoísta que não entendem o que está acontecendo na empresa. É preciso fazer com que tenham sua visão amarrada na visão da empresa. Tente encontrar uma maneira de fazer com que vejam onde querem chegar em cinco anos como um subconjunto de onde a empresa estará em cinco anos “, diz Rucker.
Mas procure entender que um empregado não vai estar com você para sempre. Você tem que ser realista sobre esse fato. Às vezes, ao falar sobre um plano de carreira com um funcionário, o resultado final pode estar fora de sua empresa.
O importante é você mostrar o que é preciso para chegar ao próximo nível e ilustrar todos os caminhos disponíveis para chegar lá. “O que eu tento fazer é traçar um plano de carreira não necessariamente hierárquico, mas que leve ao mesmo salário e, portanto, ao mesmo estilo de vida percebida por eles [millenials]”, diz Rucker.
2 – Criar programas de liderança
Isto acompanha o plano de carreira. Você não pode esperar que os empregados façam tudo por conta própria. Se você quiser desenvolver futuros grandes líderes precisa criar programas que deem a eles perspectivas de crescimento.
“Os programas de desenvolvimento de liderançasão muito bem trabalhados em empresas como a Raytheon, GE e um monte de outras com uma grande quantidade de Millennials movendo-se por diferentes grupos e departamentos”, diz Schawbel.
3 – Flexibilizar o local de trabalho
Sem dúvida, Millennials querem trabalhar onde e quando quiserem. Os especialistas concordam que eles não querem se sentir amarrados ao escritório ou a um esquma de trabalho de 9 às 5 como muitos de nós estamos acostumados.
“Para os Millennials não existe uma correlação direta entre o nível de trabalho ou de produção e o local onde eles estão sentados em seu escritório, onde você pode vê-los. “Se eu estou fazendo um ótimo trabalho aqui, posso fazê-lo a partir de qualquer lugar”, pensam e é difícil argumentar quando você tem tantas equipes remotas e ambientes remotos de trabalho”, diz Rucker.
A resposta para este dilema é que os empregadores precisam ter uma forma diferente de medir o sucesso de seus empregados. É responsabilidade do empregador atribuir o que fará do Millennial um ótimo funcionário. “Pegue o brilho que eles têm e crie modelos de entrega de modo que você possa amarrar a sua produtividade ao cumprimento de prazos e entregas, ao contrário de tê-los sentados em uma cadeira no escritório todos os dias”, diz Rucker.
4 – Promover programas de mentoria reversa
Há um monte de valor na criação de um programa de tutoria ou mentoria reversa dentro da sua empresa. Se você encontrar uma maneira de fazê-lo corretamente, terá a inovação e a experiência combinadas com o pensamento “fora da caixa”.
Segundo os especialistas, se você puder criar uma situação de tutoria onde os Millennials sejam tratados como valiosos, da mesma forma que os veteranos, então você poderá criar um laboratório de ideias ou pensar em ambientes onde as questões sejam discutidas de forma mais ampla.
“Há uma quantidade incrível de valor nos funcionários que estão na empresa há cinco ou 10 anos. A ideia é, talvez, que estejam sedentários, mas na realidade eles conhecem o negócio muito bem, sabem quem são seus clientes e a concorrência, e o que é preciso para ser bem sucedido. Quando você os emparelha com os Millennials, que compreendem a nova cultura, as novas tecnologias e novas formas de pensar que podem ser impactantes para o negócio, pode extrair daí muita ideia boa. Mas é preciso que os grupos não sejam reativos”, diz Rucker.
“Quando Millennials compartilham seus valores e experiências com as gerações mais velhas _ ou funcionários veteranos _ e vice-versa, encontramos um enorme valor do que vem daí”, diz Cullen.
“Eles são mal compreendidos, mas são muito talentosos. O segredo é descobrir como lidar com eles”, diz Cullen. Gaste um tempo para certificar-se de que há um ajuste cultural, bem como um ajuste habilidades.
Na opinião de Cullen, é realmente importante ter um compromisso de diálogo mais aberto com Millennials para ajudá-los a serem mais produtivos.
A chave pode ser a de parar de olhar para as diferenças geracionais e começar a se concentrar mais nas semelhanças. Nós todos queremos um bom chefe que ouça e compreenda. Nós todos queremos horários mais flexíveis, melhor remuneração e uma empresa para a qul tenhamos orgulho de trabalhar.
Fonte: Rico Hein, CIO/EUA
